Indicação / Educação e Segurança / Trânsito

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

Encaminhada à Prefeitura sugestão que pretende dar novo rumo à segurança no trânsito da cidade. A idéia foi apresentada na Câmara, através da Indicação nº 227/2013, de autoria do Vereador Antônio Flávio Fonseca Filho. A proposição, aprovada pelo Plenário, sugere a construção de passagens elevadas de pedestres em todas as áreas centrais onde já existem as faixas sinalizadoras de pedestres, nas áreas escolares e de saúde, além de pontos estratégicos em todos os bairros.

A idéia é, além da construção dessas passagens elevadas, conscientizar a população. “É preciso também implantar uma campanha educativa, no sentido de orientar o comportamento dos motoristas e pedestres para respeitarem a faixa, através de visitas nas escolas e panfletos a serem distribuídos em locais de maior concentração de pessoas (comércio, escolas, áreas de saúde)”.

Em entrevista ao Jornal da Câmara, o autor explica os objetivos da passagem elevada de pedestres. “Por ser uma elevação do pavimento das ruas em locais onde estão as faixas de pedestres, o motorista não têm como não respeitar as passagens elevadas e geralmente dá preferência aos pedestres. Com as passagens elevadas, o trânsito torna-se mais lento próximo aos entroncamentos, onde justamente são mais utilizados pelos pedestres ao atravessar de calçada, evitando-se assim acidentes com pedestres e mesmo entre veículos, pela diminuição da velocidade proporcionada por essa elevação. Essas passagens elevadas já estão sendo muito bem utilizadas em grandes centros, como forma de ordenar o trânsito”, salientou.

O autor ainda frisou na proposição, outras finalidades das  passagens elevadas. “Trata-se de uma iniciativa que visa à humanização e educação no trânsito, além de um incentivo à responsabilidade na condução de um veículo, com vistas à segurança do pedestre, que deve merecer prioridade. Através de uma campanha educativa, o cidadão passa a conhecer seus direitos e deveres, porque não só o condutor do veículo, mas o pedestre também tem o dever de obedecer a faixa e se preocupar com a sua segurança e a de sua família. A partir de uma conscientização geral e ao longo do tempo, podemos criar hábitos em nossa sociedade de boas maneiras, considerando os aspectos legal e cultural”, finalizou o autor, Vereador Antônio Flávio Fonseca Filho.