Sugestão / Limpeza Pública / Ruas

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

Outro tema discutido na Câmara Municipal foi o da Limpeza Pública. Em abril foi aprovada pelo Poder Legislativo indicação ao Prefeito para que realize uma escala de servidores para a limpeza de ruas e calçadas.

A sugestão, contida na Indicação nº 216/2013, de autoria da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, vem atender a inúmeros pedidos da comunidade. “Muitas são as pessoas que vêm nos solicitar que a Prefeitura destine mais servidores para a limpeza periódica e permanente das ruas e passeios. Muitas ruas ficam sem gari, sem uma limpeza permanente e isso não é bom. A questão do lixo, além de ser uma questão de saúde pública, é também algo que prejudica o meio ambiente”, relatou a autora da indicação.

Na proposição, a autora também argumenta sobre o hábito de algumas pessoas de jogarem lixo nas ruas. “Nossa cidade teve um considerável crescimento e, com isso, as mudanças econômicas alteraram os hábitos de consumo dos cidadãos, gerando o aumento do volume dos resíduos sólidos. Isso implica, dentre outras coisas, no descaso em relação aos dejetos produzidos pelo péssimo hábito de jogar lixo nas ruas. Um planejamento eficiente e eficaz possibilitará um sistema de limpeza urbana adequado às necessidades locais e consequentemente minimizará os atuais e futuros efeitos danosos à qualidade de vida dos cidadãos, além de contribuir para manter a cidade dentro de uma estética agradável à população e aos turistas,” justificou a autora, Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller.

Além disso, segundo ela, é preciso, além da Prefeitura fazer a sua parte, realizando a escala dos garis, aumentando o número de lixeiras pela cidade, mas também que a população colabore. “É preciso trabalhar todo o conjunto. A prefeitura poderia aumentar o número de lixeiras pelas ruas, nos principais pontos, aumentar o número de funcionários do setor, mas também fazer campanhas educativas para que a população utilize as lixeiras. Cada um faz a sua parte e tudo se resolve”, finalizou.

A indicação aprovada foi encaminhada ao Chefe do Executivo Municipal para estudo.