Sugestão /Convênios / Cursos Profissionalizantes

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

A Câmara Municipal, através de reunião do Plenário, aprovou mais uma indicação com referência a cursos profissionalizantes. Trata-se da Indicação nº 215/2013, aprovada em junho, que sugere ao Executivo que realize convênios com as escolas do Senac e Senai, objetivando a realização de cursos profissionalizantes no Município.

De acordo com a autora da Proposição, Vereadora Lourdes Silva de Souza, seria um incentivo do Município à formação dos cidadãos e à geração de emprego e renda aos campanhenses. “O nosso município carece de formação profissional especializada e o campanhense precisa se deslocar até as cidades mais próximas em busca da sua especialização. Ao implantar novas indústrias, teríamos mão de obra especializada e não seria mais necessário buscar em outras cidades esses profissionais para atender a demanda do município”.

Ela ressaltou a importância dos cursos para os cidadãos. “O SENAI é hoje um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial, sendo o maior complexo de educação profissional da América Latina, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do país. O Senac é uma instituição de educação profissional aberta a toda a sociedade, que oferece cursos e programação, que vão desde a formação inicial até a educação superior, disponibilizando vagas em cursos direcionados aos jovens de diversos municípios do Estado e oferece educação de qualidade e oportunidades reais de trabalho para os mineiros. Essas instituições seriam de grande valia para os campanhenses. Por isso, a indicação sugere convênios para a implantação desses cursos”, frisou a autora.

“Acredito que se a população também possuir mão de obra especializada em várias atividades, isso também ajudaria e muito na atração de investimentos de empresas para o Município. Não se deve faltar empresas, mas havendo ofertas de empregos, também não se deve faltar mão de obra especializada. Por isso, acho interessante que a Prefeitura possa estimular ainda mais atividades e cursos neste sentido, em parceria também com o Departamento de Assistência Social, visando a inclusão produtiva e a geração de emprego e renda. Espero que o Executivo estude com carinho essa indicação e a coloque em prática”, completou a autora da Proposição, Vereadora Lourdes Silva de Souza.