Sugestão / Convênios / Saúde / UTI

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

O Plenário da Câmara aprovou Indicação ao Prefeito Municipal que sugere a viabilização de convênios com o Ministério da Saúde e Governo do Estado, com o objetivo de implantar uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI na Santa Casa de Misericórdia da Campanha.

A sugestão, contida na Indicação nº 226/2013, aprovada no dia 11 de junho, de autoria da Vereadora Valéria Goulart da Costa, sugere que o Município colabore para que Campanha possa oferecer procedimentos de alta complexidade na área de saúde. “Criada como “Hospital de Caridade” em 1836, a Santa Casa de Misericórdia se desenvolveu junto com a nossa cidade, sendo uma das primeiras instituições filantrópicas e até hoje a principal responsável pelo atendimento na área da saúde. Hoje, as limitações financeiras dessa importante entidade de nosso município acabam por impor restrições ao desenvolvimento pleno da assistência médico-hospitalar, o que exige a necessidade de obter o auxílio do Estado para complementar a estrutura, compatibilizando-a com a demanda apresentada. Com esta medida, o nosso município poderá oferecer procedimentos de saúde de alta complexidade e, com eles, salvar muitas vidas, não só da cidade da Campanha, como de cidades vizinhas, carentes de recursos na área da saúde. Num esforço conjunto do município e dos Governos Estadual e Federal, tal iniciativa poderá se reverter em uma grande conquista e uma importante mudança na Saúde”.

Em entrevista ao Jornal da Câmara, a autora da Proposição enumera possíveis parcerias para que se possa concretizar esse antigo sonho da comunidade. “Sabemos que a estrutura de uma UTI em funcionamento gera custos, mas acredito que esses custos não devam ser dimensionados somente para o Município de Campanha. Poderia se estudar parcerias para que outros municípios de pequeno porte em nosso redor colaborassem com a manutenção dessa UTI. Poderia também haver parcerias com o Governo do Estado ou Governo Federal para repassar recursos para o funcionamento da Unidade em Campanha. Acho que isso deve ser encarado como um investimento, pois só quem já precisou de uma UTI ou quem precisou para um parente, sabe o transtorno que é achar vagas pelo sistema público de saúde. A parceria de municípios que também não possuem, aliados a possíveis recursos do Estado ou União, poderiam dar um empurrãozinho na idéia e na possível concretização do sonho da comunidade”, acrescentou a autora, Vereadora Valéria Goulart da Costa.