Encontro Técnico / TCE / Municípios da região

Escrito por Câmara Municipal de Jesuânia - MG.

Nos dias 13 e 14 de junho, aconteceu em Pouso Alegre, mais um Encontro Técnico promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a Assembléia Legislativa, a Associação Mineira de Municípios - AMM e o Sebrae, destinado a Prefeitos, Presidentes de Câmaras, além de servidores dos poderes e jurisdicionados. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre e contou com a presença de mais de 280 pessoas, representantes de 117 cidades da região, entre eles o Presidente da Câmara Municipal da Campanha, Vereador Antônio Leopoldino Dias e a Diretora Administrativa e Financeira da Câmara Municipal, Silvana Aparecida Domingues Arantes. O tema discutido foi “Planejamento e Controle em favor do desenvolvimento local”.

Com a presença de autoridades como o Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Sebastião Helvécio, o encontro foi aberto destacando a parceria entre as instituições para o fomento do desenvolvimento local. Entre temas debatidos no Encontro, foram abordadas a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, as licitações e contratações públicas, além de temas como a Lei Orçamentária Anual e a abertura de créditos adicionais e realizadas apresentações de sistemas como o Sicom - Sistema Informatizado de Contas dos Municípios e o Geo-Obras, software desenvolvido para gerenciar informações sobre obras em âmbito estadual e municipal.

Para o Presidente da Câmara, foi um encontro proveitoso. “Este Encontro Técnico nos permitiu agregar conhecimentos, para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de nossas atividades. Muito proveitosos esses dois dias para o público alvo: os Presidentes de Câmaras, Prefeitos e Técnicos. Pudemos participar, tirar dúvidas e aprender um pouco mais sobre os temas abordados, voltados para o desenvolvimento local”, acrescentou o Presidente da Câmara Antônio Leopoldino Dias.

Também participaram do Encontro, o Deputado Estadual Dalmo Ribeiro Silva (representando o Presidente da ALMG, Deputado Dinis Pinheiro), o Vice-Presidente da Associação Mineira de Municípios - AMM Prefeito Élder Oliva, o Gerente Regional do Sebrae Juliano Cornélio, o Prefeito e a Vice-Presidente da Câmara de Pouso Alegre, a Presidente da Associação dos Municípios da Região do Médio Sapucaí e Prefeita de Inconfidentes, Rosângela Dantas, além de palestrantes das instituições parceiras.