Câmara aprova indicação que sugere acompanhamento profissional aos pacientes de hemodiálise durante viagem para tratamento

Mais uma indicação para a área da saúde. Aprovada ontem (13 de agosto), a Indicação nº 244/2013, de autoria do Vereador Leandro Prock Valério, que sugere ao Prefeito Municipal que disponibilize  um enfermeiro para acompanhar os pacientes submetidos à hemodiálise, desde a saída do município, durante a sessão e até a chegada no local de origem.

A justificativa foi apresentada no documento. “Através desse procedimento, que filtra o sangue da pessoa com insuficiência renal, o paciente passa cerca de 4 horas em uma única sessão, fato que o deixa bastante debilitado. A necessidade de um acompanhante especializado (enfermeiro) para esse fim, tem por objetivo amenizar o tratamento desse paciente, que sofre, após cada sessão, uma série de complicações que podem levar à queda da pressão arterial e elevação da frequência cardíaca, assim como cãibras frequentes, dentre outros fatores que o deixam enfraquecido, necessitando de apoio permanente”, salientou o autor na Proposição.

A sugestão deve ser encaminhada formalmente para o Chefe do Executivo.