Plenário aprova indicação que sugere mais medidas de combate ao “greening”

O Plenário da Câmara deliberou na noite dessa terça-feira, 20 de agosto, Indicação que sugere providências, “urgentes e necessárias” do Executivo, “visando o combate ao ‘greening’, que é a doença mais grave e destrutiva dos citros que se tem notícia mundialmente”, segundo o autor, Vereador Antônio Flávio Fonseca Filho. A proposição (indicação nº 239/2013) dá como sugestão, algumas providências a serem estudadas pelo chefe do Executivo Municipal, entre elas, que “proceda, através do Departamento de Agricultura, o levantamento e a diagnose da presença da doença e a consolidação de medidas na legislação municipal com a proibição da entrada de qualquer material vegetal oriundo de áreas infectadas e estabelecer os critérios para a aquisição de mudas sadias”.

A proposição aprovada, ainda enumera outras ações que podem ser estudadas pelo Município. O autor ressalta a importância da fiscalização e do controle. Segundo ele, é preciso que a Prefeitura, através do Departamento de Agricultura, disponibilize meios suficientes para uma efetiva fiscalização, interceptação e destruição do material apreendido e estude estabelecer medidas de controle, como inspeção do pomar e monitoramento constante, além da aquisição de equipamento de pulverização para o pequeno produtor, como trator e bomba pulverizadora.

“O greening é considerada a doença dos citros de maior importância no mundo, em função da dificuldade de controle, da rápida disseminação e por ser altamente destrutiva. É causada por uma bactéria, transmitida por inseto ou pelo uso de borbulhas retiradas de plantas infectadas, que se hospeda em todas as variedades cítricas e também na planta ornamental, podendo afetar tanto plantas jovens como as que estão em plena produção. Por se tratar da maior ameaça à citricultura que se tem notícia e, considerando que o nosso município vem se tornando grande produtor de citros, venho solicitar ao Sr. Prefeito que tome medidas efetivas de combate a essa grave doença”, salientou o autor, na proposição.