Câmara aprova indicação que sugere ao Executivo aquisição de local para implantar uma Feira Permanente de artesanato e produtos rurais

A idéia é colaborar com os pequenos artesãos e pequenos produtores rurais

Na noite dessa terça-feira, 27 de agosto, a Câmara Municipal deliberou, entre outras indicações, a de nº 133/2013, de autoria da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, que busca fomentar a geração de emprego e renda e o setor de turismo no Município.

A indicação sugere que a Prefeitura estude a possibilidade de “adquirir o antigo prédio da Fábrica de Beneficiamento de Algodão, localizado na Rua Dr. Borges Neto, a fim de estruturar e implantar no local uma Feira Permanente para a exposição e comercialização dos produtos dos pequenos artesãos e pequenos produtores rurais". O Documento ainda sugere que o possível local possa também ser "palco de oficinas e eventos culturais e agropecuários, tendo como finalidade apoiar o pequeno artesão e o pequeno produtor rural, oferecer à população e aos turistas o acesso aos produtos que são feitos e comercializados em pequena escala (muitas vezes produzidos em casa) e otimizar a comercialização direta de produtos provenientes do artesanato e da agricultura familiar, minimizando a ação de intermediários, bem como assegurando melhores rentabilidade e sustentabilidade”. A sugestão tem ainda por objetivo, segundo o documento, “proporcionar a esses setores o acesso às políticas públicas de fomento”.

A autora ainda sugere na proposição que, “se não for possível a aquisição do local (...) indicado, que a Prefeitura estude um local apropriado para as ações sugeridas e, neste local, após realizar um levantamento junto ao Departamento de Turismo, convide todos os artesãos e produtores para, uma vez por semana, apresentar os seus produtos, aproveitando a visita dos ônibus de turismo que tem sido realizada no município todas as sextas-feiras”.

A indicação deve ser encaminhada ao Chefe do Executivo ainda nesta semana.