Plenário aprova indicação que pede providências na erradicação da planta conhecida como “murta”

O Plenário aprovou nessa terça-feira, dia 10 de setembro, Indicação ao Executivo no sentido de que “através do Departamento do Meio Ambiente, tome as providências necessárias para a erradicação da planta murta, fiscalizando e realizando campanhas de conscientização da população quanto aos efeitos danosos do cultivo, motivando a substituição das árvores existentes e inibindo o plantio e cultivo futuros.”

A indicação nº 275/2013, de autoria da Vereadora Valéria Goulart da Costa, apresenta como justificativa os riscos para a citricultura do Município. “A murta, uma planta ornamental e aromática, é um dos principais hospedeiros da bactéria disseminada pelo inseto transmissor do Greening, que se alimenta da seiva da murta, colocando em risco a citricultura de nosso município”.

O documento que sugere as medidas ainda destaca outros aspectos da planta e os riscos para a economia municipal. “Segundo os pesquisadores a murta é uma ameaça à citricultura, não apenas quando está plantada na zona rural, mas também as que estão na cidade, por oferecer risco aos pomares (...), razão pela qual solicito as providências urgentes do Sr. Prefeito”, finalizou a autora.

A sugestão apresentada na Indicação segue para análise do Chefe do Executivo Municipal nesta semana.