Membros da Polícia Ambiental de Varginha visitam a Câmara Municipal

Projeto “Guardiões Mirins da Biodiversidade” deve formar neste ano 210 estudantes em Campanha

Em visita à Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (21 de outubro), membros da Polícia Militar do Meio Ambiente do 4º Pelotão de Varginha MG, juntamente com o Chefe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Campanha, Fernando Nani.

A recepção foi feita pelo Presidente da Câmara, Vereador Antônio Leopoldino Dias. A reunião, no Gabinete da Presidência, teve o intuito de divulgar as ações da Polícia Militar do Meio Ambiente no Município, em especial o “Projeto Guardiões Mirins da Biodiversidade”; projeto este que tem por objetivo principal despertar na comunidade a consciência ambiental, além de aproximar a sociedade e a corporação.

“Campanha é o primeiro Município a receber o projeto, fora da sede em Varginha”, segundo o Comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente em Varginha, Tenente Marcos Vinícius Rezende Oliveira. Segundo um dos professores do Projeto, Soldado Ulisses Tito Alves, neste ano de 2013, o Projeto em Campanha teve início em junho, com estudantes da Escola Municipal Dom Othon Motta, além de alunos de escolas da zona rural (Escola Municipal do Campo Grande, Escola Municipal Margarida Marques de Carvalho e Escola Municipal do Catiguá).

O Projeto, criado em 2010 pelo 4º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente de Varginha, tem como coordenadora a Sargento Dameana Aparecida de Oliveira Branco, também presente à reunião. Segundo ela, a visita ao Município também se dá pelos preparativos da Formatura da 1ª Turma do Projeto no Município. “Estamos nos organizando para a formatura desses 210 estudantes que participaram do projeto este ano em Campanha”, afirmou.

Segundo o Comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente em Varginha, Tenente Marcos Vinícius Rezende Oliveira, as aulas ministradas nas escolas têm o intuito de conscientizar a população para se evitar crimes contra o meio ambiente. “Nós vamos às escolas e discutimos temas relacionados àquela região; temas mais familiarizados para aquela comunidade”. Campanha, segundo ele, “tem muitos problemas com a caça de animais e esse, além de outros tantos crimes, são debatidos em sala de aula”.

As aulas em Campanha são ministradas quinzenalmente pelos professores do Projeto, Soldado Ulisses Tito Alves (presente à reunião) e Soldado José Vinícius Ferreira Gomes. Segundo o Soldado Ulisses, a intenção é para que em 2014, o Projeto seja expandido a outras escolas, apesar do foco inicial estar nas Escolas Municipais. “O objetivo da Polícia do Meio Ambiente é tentar levar o projeto a outras escolas, tanto estaduais, quanto particulares, para levar a informação a mais estudantes e assim difundir a iniciativa em favor da preservação ambiental”, afirmou.

Para o Comandante da Polícia Ambiental em Varginha, Tenente Marcos Vinícius, o projeto é interativo. “O projeto tem a participação de estudantes, mas envolve toda a família, uma vez que muitos ‘deveres de casa’ têm o intuito de verificar e incentivar ações na própria família, com o objetivo de preservar o meio ambiente. Acaba envolvendo todo mundo”, completou.

O Projeto “Guardiões Mirins da Biodiversidade” da Polícia Militar do Meio Ambiente tem o apoio da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente e do Serviço Municipal de Educação.

Outras informações sobre o assunto, com o Chefe do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, pelo telefone (35) 3261-1427 ou com a Polícia Militar do Meio Ambiente em Varginha, pelo telefone (35) 3229-1999.

REPORTAGEM: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - CÂMARA MUNICIPAL DA CAMPANHA.