Indicação aprovada sugere convênio com a Cemig para instalação de sistemas de aquecimento de água com energia solar em conjuntos habitacionais

Aprovada na Câmara na noite de ontem a Indicação nº 38/2013, de autoria da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller.  A proposição, protocolada em janeiro deste ano, sugere que a Prefeitura realize “convênio com a CEMIG, com o objetivo específico de aderir ao Projeto intitulado "Aquecimento de Água com Energia Solar", através do qual são instalados sistemas de aquecimento solar em conjuntos habitacionais, o qual poderá ser instalado nos Conjuntos Habitacionais já criados e naqueles que a Administração Municipal programa construir”.

Segundo o texto do documento, “essa iniciativa faz parte de um projeto da empresa - CEMIG, em que sistemas com capacidade para 200 litros de água aquecida, suficientes para abastecer cinco banhos diários, são instalados em conjuntos habitacionais e busca diminuir aproximadamente 185 kW da demanda do horário de ponta, reduzindo o consumo de energia em cerca de 273 MWh/ano”.

Na justificativa, a proposição ainda versa sobre a outros aspectos da utilização desses equipamentos. “Os equipamentos são adquiridos e instalados pela Cemig sem custos tanto para a Cohab quanto para o proprietário. Cada sistema, que tem custo médio de R$ 1.400,00, deve reduzir o consumo em 52 kWh por mês, o que representa uma economia da ordem de 40% no consumo total de energia na residência. Além disso, há uma diminuição da potência no horário de ponta, possibilitando alívio de carga nos sistemas elétricos com altos carregamentos”.

A indicação propõe a iniciativa. “Diante da viabilidade da presente medida, que beneficiará uma parte considerável da nossa população, solicito a atenção do Sr. Prefeito para essa proposta de grande alcance social e interesse público”, acrescentou a autora na proposição.

A Indicação foi aprovada por sete votos a favor (Admilson José Ferreira, Antônio Flávio Fonseca Filho, Creone Pagano Sales, Heloisa Helena Limoeiro Müller (autora), Leandro Prock Valério, João Paulo Baena Alves e Pedro Messias Alves) e três desfavoráveis (Lourdes Silva de Souza, Edwirges Rafael dos Reis e Valéria Goulart da Costa).