Indicação sugere medidas para preservação ambiental

O Plenário da Câmara Municipal da Campanha aprovou por unanimidade, em sessão ordinária dessa terça-feira (12/11), a Indicação nº 178/2013, de autoria da Vereadora Valéria Goulart da Costa, que solicita medidas com relação à preservação do meio ambiente. A proposição sugere à Prefeitura que “proíba o depósito de lixo em uma "cata" na Rua Monsenhor Osório e faça a afixação de placa com os dizeres: "PROIBIDO JOGAR LIXO. O INFRATOR ESTÁ SUJEITO À MULTA”. A indicação ainda sugere a realização “junto ao Departamento do Meio Ambiente, de um levantamento aliado a um serviço de fiscalização, para posterior aplicação de multas aos infratores que depositam lixo em terrenos do Município”.

Segundo justificativa, “são inúmeras as reclamações de moradores sobre essa questão de terrenos que servem de depósito de lixo, o que facilita a proliferação de insetos nas residências próximas ao local, além do mau cheiro e do risco ambiental”.

A proposição ainda enumera outros aspectos. “No local (...) indicado já foram encontrados, inclusive, animais peçonhentos e, é sabido, que onde tem cobra tem rato, pois é o seu alimento preferido. Armazenando lixo, isso aproxima os ratos e, por via de consequência, várias espécies de cobras. O lixo, depois de abandonado, acaba sendo transportando pela água da chuva. Restos de comida, sacos plásticos, são altamente prejudiciais à fauna. Esse péssimo hábito, como visto, ocasiona grave problema ambiental e estético, razão pela qual é necessária a adoção de medidas realmente eficazes e proibitivas contra essa prática, incluindo neste contexto a educação ambiental e penalidades aos infratores”.

A proposição deve ser encaminhada ao Chefe do Executivo.