Proposição pede inserção do Dia da Consciência Negra no calendário de eventos do Município

Na noite dessa terça-feira (26/11), o Plenário da Câmara aprovou por unanimidade a Indicação nº 338/2013, de autoria da Vereadora Heloisa Helena Limoeiro Müller, que sugere ao Chefe do Executivo que insira “no calendário de eventos do Município o Dia da Consciência Negra (dia 20 de novembro).

Segundo justificativa documental, “a data, que vem sendo comemorada em nosso Município desde 2010, através de iniciativa desta Vereadora e apoio da Prefeitura, homenageando personalidades de nossa cidade e servindo de palco para um forte apelo contra o preconceito racial em toda a sociedade. Em 2011 a ONU institui o Ano Internacional dos Afrodescendentes e a elevação do Dia da Consciência Negra ganhou prestígio internacional”. Segundo o texto da proposição, “a comemoração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, marca uma época em que eram travadas as batalhas pelo fim da discriminação social no mundo. A data serve também de homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, um dos maiores ícones da luta do povo negro do Brasil, que foi covardemente assassinado”.

“Venho solicitar ao ilustre Sr. Prefeito que passe a adotar no calendário municipal esta data tão significativa, que deve ser um dia de comemorações sobre as conquistas e de reflexão sobre o preconceito e a injustiça ao negro, que ainda continuam mesmo que de forma velada”, assinalou a autora na Indicação.