“AGORA SOMOS UEMG”

Cerimônia de assinatura do Decreto de Incorporação da Fundação de Campanha aconteceu neste sábado (30/11)

A assinatura do Decreto de Incorporação da Fundação Cultural Campanha da Princesa à Universidade do Estado de Minas Gerais -  Uemg, além de outras fundações associadas, aconteceu no início da tarde deste sábado (30/11).

Através de Videoconferência, em sala multimídia em Ibirité MG (direto da Fundação Helena Antipoff – uma das estadualizadas nesta etapa), o Governador do Estado Antônio Augusto Junho Anastasia  expressou sua alegria pelo ato de incorporação com estudantes, profissionais e comunidades das cidades de Campanha, Carangola e Diamantina, além daqueles presentes com ele na cerimônia. Presidentes de Fundações e autoridades também expressaram seu contentamento pela assinatura do Decreto que torna gratuito o ensino superior nessas novas unidades da Uemg.

Antes, por volta das 10h, em Campanha, também com a presença de autoridades municipais e comunidade acadêmica, houve a cerimônia de descerramento de um memorial alusivo ao primeiro Presidente e fundador da Faculdade de Campanha, Desembargador Manoel Maria Paiva de Vilhena, com a participação de seus familiares. Com a inauguração, foi também anunciado o novo nome do Centro de Memória da Faculdade, que passará a se chamar “Centro de Memória Desembargador Manoel Maria Paiva de Vilhena”; centro que abriga parte da história da região do sul de Minas. A homenagem também contou com a presença da Banda Marcial Irmão Paulo, de Campanha.

Assinatura / Ensino gratuito

O ato solene, organizado pelo Governo de Minas, foi acompanhado com bastante alegria pelo povo campanhense, que comemorou com muitos aplausos a assinatura do documento que era esperado pela comunidade há mais de vinte anos.

Emocionada, a Interventora da fundação de Campanha, Dra. Joana Beatriz, falou do empenho de estudantes e profissionais e do governo mineiro e municipal na luta por esse processo. Segundo a Interventora, em entrevista à nossa redação, a expectativa é que o número de estudantes cresça e também o número de cursos. “Já estamos solicitando ao Governo que autorize mais cursos para a unidade de Campanha e também estamos em reuniões para verificar as questões do vestibular. A expectativa é muito grande. Hoje é dia de muita comemoração. Agora somos Uemg”, afirmou Dra. Joana Beatriz.

Durante a solenidade, representantes da Fundação homenagearam os poderes municipais e autoridades, como a Câmara Municipal, através de seu Presidente, Vereador Antônio Leopoldino Dias, que recebeu placa de homenagem alusiva a estadualização, em nome do Legislativo Campanhense.

Compareceram ao ato solene e histórico, o Presidente da Câmara Municipal, os Vereadores Antônio Flávio Fonseca Filho, Creone Pagano Sales, Leandro Prock Valério, Pedro Messias Alves, Edwirges Rafael dos Reis, João Paulo Baena Alves e as Vereadoras Lourdes Silva de Souza e Heloisa Helena Limoeiro Müller, além do Prefeito Lázaro Roberto da Silva, o Vice-Prefeito Hamilton Pires de Rezende, prefeitos e vereadores da região.

Outras informações sobre o processo de estadualização, com a Uemg Campanha: (35) 3261-2020.